sábado, 1 de agosto de 2015

Natal volta a ter espaço para registro de mortes

Surge no Facebook um grupo destinado a publicar informações sobre potiguares que chegam a óbito, como faziam antigamente as emissoras de rádio, ajudando as famílias enlutadas a convidar para velórios, missas de corpo presente, sepultamento, missa de sétimo dia e outras realizações a título de exéquias.
-----------------
ROBERTO GUEDES
-----------------
A região metropolitana do Rio Grande do Norte já está voltando a contar com um veículo para que famílias enlutadas comuniquem aos conterrâneos as perdas sofridas, convidando-os para velórios, cerimônias religiosas de corpo presente, sepultamento e missas de sétimo dia, no caso da maioria católica local, a exemplo do que dispôs, até uns dez anos atrás, por intermédio de emissoras de rádio.
O novo espaço está na rede social Facebook. Trata-se de um grupo de internautas, aberto à participação de quem quiser integrá-lo, no qual as pessoas podem livremente promover suas postagens. Criado há poucos meses, o grupo se chama “Nota de Falecimento RN” e pode ser acessado através deste “link”:
Não se trata de um informativo vocacionado para a difusão de notícias agradáveis, mas tornou-se necessário para que os potiguares saibam que companhias estão perdendo, que famílias estão sofrendo e como podem prestar solidariedade.
Antigamente, em Natal e seu entorno, era fácil acompanhar esses acontecimentos porque imediatamente após o óbito as famílias faziam divulgar notas de falecimento através das emissoras de rádio. A modernização destas, com a quase completa automatização de seus estúdios e programações, inviabilizou a preservação deste hábito, de modo que muitas vezes os amigos só têm notícia do desencarne de um conterrâneo vários dias ou semanas depois, quando lhe chega a comunicação pessoa a pessoa.
Como participar
Entrando no grupo “Nota de Falecimento RN”, o internauta terá condições de receber as informações a medida em que os familiares veicularem nele os registros das infaustas ocorrências.
Por enquanto, quem quiser entrar no “Nota de Falecimento RN” deve pedir-lhe o acesso, porque até agora seus criadores não conseguiram transformá-lo em público, como almejam, devido a restrições opostas pela gestão do Facebook.
Os criadores do “Nota de Falecimento RN” querem até que os demais participantes indiquem o grupo a seus amigos, para que também estes possam compartilhar as informações nele divulgadas, bem como transmitir as de que tenham conhecimento a respeito de falecimento de conterrâneos.  
E aos que se virem na contingência de divulgar os acontecimentos, orienta no sentido de veicular as informações com a máxima clareza, sempre que possível ilustrando-as com fotos do ente que deixou a vida presente e enriquecendo-as com os depoimentos que lhes ocorrerem sobre o falecido.  
=========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes:
(150801 às 11h47m).

============================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário